terça-feira, outubro 01, 2019













ABC DESORDENADO
Meus pais e avós são relvenses
E tenho mais, de outras eras,
Quando sais a quem pertences
És puro, não degeneras.
Um trisavô Umbelino
Pelouro da Atouguia
Também de Melo e Machado,
De tudo o mais que ele queria...
Uso sangue de Salgado
De Medeiros e de Ferreira
De Duarte, de outro lado,
Vermelho, à minha maneira.
Faço cantigas à toa
Sem pretender agradar.
A benção quero pedir
A quem passo a nomear:
Ao grande Zeca Medeiros
Aqui saúdo, em primeiro,
Um artista com A grande
Bom amigo e companheiro
A benção, Luís Alberto
Parceiro de caminhada
Benção Paulo que és seu filho
Ben-David, alma lavada.
A todos os Bettencourt,
Nome ligado à magia,
Ao Luis Gil e ao Nuno
Ao Emanuel e à Maria.
Ao irmão Luis H.
Ao das Manadas, Renato,
Mirinho da Graciosa,
Zeca Sousa, a quem estou grato.
Ao meu irmão Zé Duarte
E ao Marinho Mariante
André e Raul Damásio
Ao Jaime Goth, neste instante.
Benção Gil, Luisa Alves,
Benção Marina Vieira
António, Gente da Ilha,
A benção p'rá vida inteira.
A bênção família Andrade
À Paula, ao Pedro e à Rita
Sandra Medeiros, ao Sílvio
À Carolina, bonita.
A benção Roberto e Ernesto
Pela Ronda da alegria
Benção, grande António Sousa
Todos de Santa Maria.
Benção Bruno e Oliveira
Emílio, Pedro e Mourão
E a outros mais da Terceira
Aqui deixo gratidão.
Ao Victor Castro, afilhado,
Ao Antero, compositor,
Ao Kit, António Bulcão
E ao Bruno Walter, cantor.
Ao Mario Raposo, é claro
Zicaman aqui me traz
À Maria do Amparo
Carlos Moniz, Duarte Braz.
Ao outro Mario, o Cabral
Helder, António Feijó
Paulo Andrade e irmãos Lima
João e Jorge, e não só.
Ao Carlos Sousa, Capelas,
Amigo de toda a hora,
À Anita, mãe e irmã,
E a todos do Belaurora.
Hermínio Arruda, partido,
Manuel Ferreira, lembrado,
Aos Frazão(*) que eu não olvido
Tenho todos ao meu lado.
Às vozes de ouro, cantoras:
Helenas (**), Vania, a encantar,
BiaSãoMaria Antónia
Susana, Pié (***), Pilar.
Paulo Vicente, Pracana,
Mike, Maninho e Paulão
Lídia, Eduardo Botelho
Ricardo Reis e Cristóvão.
Da ilha de São Miguel
Alfredo Gago e Dinis,
Aos dois manos Pimentel,
Ao Massa, ao Manuel Moniz.
Ao Pedro Silva, da Relva,
Terra linda, dos meus genes.
Também a peço aos Tributo
Dos Severinos e Enes.
Aos Rafaeis dos Açores
Um Fraga o outro Carvalho
Ao Álvaro e ao irmão Ricardo
Sílvia Torres p´lo trabalho.
A benção Manuel Francisco
Do Pico, terra do vinho,
Ao Zé Ferreira, partido
E ao Manuel Canarinho.
Também ao Hugo Araújo
Carlos Medeiros que escutei
Ao vate Victor Rui Dores
Com quem muito naveguei.
A bênção ti Pedro Cepo
Penso não fazer estorvo
Foi um prazer conhecer-te
Cantor e artista do Corvo.
Bárbaras(****) de duas ilhas
À Marta, voz de cristal
Ao Wellington e Odilardo
Hélio e todo o pessoal.
A benção aos novos valores
Sara Cruz, F. Frazão
Ao BairosSara Miguel,
À Mariana e ao Cristóvam.
Bênção Balada Brassado
Pela tua inteligência
IsabelJoão Moniz,
Saudade na vossa ausência.
E aos que aqui não nomeei
Eu peço compreensão
Mas creiam que tenho todos
Dentro do meu coração.

Aníbal Raposo
2019-09-28
(uma singela homenagem à música açoriana)
(*) os Frazão - Teófilo, Carlos e Emanuel Frazão
(**) - A outra Helena é a Azevedo
(***) Pié - Piedade Rêgo-Costa
(****) Bárbara Moniz e Bárbara Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário