segunda-feira, janeiro 05, 2009



O VELHO E A DANÇA


Havia um velhinho

Límpido cavalheiro

Muito bem formado

Mas muito lampeiro.

 

Num baile bispou

Donzela sem dolo

Deu-lhe por completo

A volta ao miolo.

 

Sentiu o idoso,

Como é bom de ver,

De novo a paixão

A querer renascer.

 

Com muito denodo

(Caso singular)

Dirigiu-se à moça

Resolveu dançar.

 

Convidou a dama

Para o salsifré.

Passos à deriva

De trôpego o pé.

 

Dançou, tanto, tanto

E com tanta gala

Que se estatelou

No meio da sala.

 

Muitos assistiram

À cena patética

Que coisa ridícula

Escaganifobética.

 

Não é uma fábula

O caso é autêntico

Aconteceu mesmo

Ao velhinho excêntrico.

 

Supremo ditado,

Verdades eternas:

Tu nunca dês passos

Se não tiveres pernas.

 

Aníbal Raposo

2009-01-05

------------------------------------------

Esta foi a minha participação no 10.º jogo das 12 palavras do blog Eremitério. Obrigado ao Eremita pela diversão.

Palavras-desafio:

Autêntico; deriva; escaganifobética; fábula; límpido; novo; paixão; querer; renascer; salsifré; singular; supremo.

8 comentários:

  1. Adorei a tua participação para o 10º jogo!! Eh eh a minha já seguiu...beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. muitos parabéns,,,está muito bem elaborado.

    beij

    ResponderEliminar
  3. Que inveja eu tenho dos poetas!

    Eles fazem das palavras, versos. Do amor, versos. Da tristeza, versos. Da alegria, versos. Eles poetizam a chuva, a lua, o arco-íris, a tempestade, a ausência, a presença, a admiração... Enfim, tudo no poeta transubstancia-se. Até a tristeza fica amplamente linda nos versos de um poeta.

    Aliás, "fazer versos" não seria bem a expressão. Eu diria que dos poetas brotam versos.

    Adorei!

    Beijos,
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Caro Aníbal,

    Gostaria de lhe agradecer por visitar-me e se tornar seguidor, aliás, não gosto muito da palavra "seguidor", prefiro usar...Companheiro isso, um companheiro do meu humilde espaço, que é na verdade de todos vocês.

    Muita Paz a Ti

    Abraços

    §ρΗІПЖ

    ResponderEliminar
  5. Ah, e claro, estou me tornando "Companheiro" aqui também ok?

    §ρΗІПЖ

    ResponderEliminar
  6. adorei sua participação, como disse nossa companheira, vou me tornar "companheiro" do seu blog.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Adorei!!!
    Velhinho maroto, hein?!?
    hehehe

    Parabéns!
    Tens muito talento!

    E obrigada por me "seguires".

    BOM ANO!

    Abraço
    Fenix

    ResponderEliminar